Santana de Parnaíba: conheça os pontos turísticos da região
Um município marcado pelo seu charme e história: mesmo próximo à cidade de São Paulo, local é considerado um refúgio para passar uns dias de tranquilidade
26/02/2021 - 16h17min - Tamboré e as cidades
Com registro que data o século XVI, Santana de Parnaíba nasceu às margens do famoso Rio Tietê, sendo um ponto de referência das expedições dos bandeirantes. Nos séculos seguintes, XVII e XVIII, a cidade teve como principais desenvolvimentos econômicos a chegada de famílias renomadas, a exemplo dos Pires, além da mão de obra indígena. No século XIX, no entanto, poucas atividades foram desenvolvidas na região, causando uma situação econômica grave. Foi apenas no começo do século XX que Santana de Parnaíba conseguiu sair da estagnação, por meio da construção da primeira usina hidrelétrica do país, da Light & Power Company. Com ares de vila e localizada a 44 km de São Paulo, a cidade respira história e serve como um refúgio para quem deseja fugir da agitada capital metropolitana. Saiba quais são as principais atrações da região.
Cultura histórica
A cidadezinha possui o Centro Histórico, com mais de 200 casarões dos séculos passados, tombados como Patrimônio Histórico Estadual. O local conta o desenvolvimento de Santana de Parnaíba, sobretudo sobre seu importante papel na rota dos bandeirantes, por estar localizada estrategicamente no vale do Rio Tietê. Um dos pontos que mais chamam a atenção é a arquitetura dos casarões, que passaram por restauração minuciosa com a ajuda de jovens da região.
Ainda na rota de visitas culturais, a Igreja Matriz de Sant’Ana é ponto obrigatório de parada turística. Construído em 1580, o local tem sua arquitetura no estilo eclético, que mescla os tipos clássico, medieval, renascentista, barroco e neoclássico. Mesmo com uma reconstrução, em 1880, a igreja conserva seus atributos tradicionais.
Aproveite para conhecer também o Museu da Casa Anhanguera, um casarão antigo também tombado como Patrimônio Histórico Nacional. O local é uma das visitas obrigatórias na cidade, uma vez que é o único remanescente das casas bandeiristas. Seu nome é uma homenagem ao Bartolomeu Bueno da Silva, o bandeirante Anhanguera, nascido em Santana de Parnaíba.
Por fim, conheça o Centro de Apoio ao Artesão. Por lá, o artesanato tradicional da cidade é promovido por meio de cursos aos moradores, além de workshops aos visitantes. Quem se encantar pelos produtos, pode levar para casa os artigos à venda, que são confeccionados por artistas locais.
Culinária
Quer comer bem? Então vá ao Restaurante São Paulo Antigo, um dos mais tradicionais da cidade. Com opções de gastronomia mineira – e destaque ao leitão à pururuca, o local atua desde 1977 e possui ambientes grandes, que comportam até 200 pessoas. Aos amantes de cachaças, a dica fica para a visita ao Bar do Detó, um dos clássicos da região.
Tamboré Santana de Parnaíba
Vizinhos à Reserva Biológica Tamboré, os empreendimentos Tamboré 10, com lotes de até 1.000 m2, e Tamboré 11, com lotes de até 850 m2, estão localizados em Santana de Parnaíba. Os projetos se destacam por estarem localizados próximos a grandes centros e, simultaneamente, por se conectarem de forma harmônica com a natureza.