Juiz de Fora: o cenário perfeito para uma vida tranquila e completa
Com localização privilegiada, o maior município da Zona da Mata Mineira tem entre seus atrativos universidades, indústrias, cervejarias artesanais, entre muitos outros.
13/01/2022 - 21h26min - Tamboré e as cidades
A conhecida hospitalidade mineira aliada a uma agitada vida cultural e noturna. Essa é Juiz de Fora, cidade que mantém o ar pacato do interior de Minas Gerais, ao mesmo tempo que oferece infraestrutura completa para moradores e visitantes. A cerca de 460 km da cidade de São Paulo e 260 km de Belo Horizonte, o município fica a somente 180 km da capital do Rio de Janeiro, com a qual tem sua história intimamente ligada. A proximidade dessas importantes capitais torna Juiz de Fora uma cidade com localização estratégica e bastante visada principalmente em relação ao turismo.
Economia e estudos
Maior cidade da região da Zona da Mata Mineira, Juiz de Fora tem hoje aproximadamente 577 mil habitantes. A economia do município é baseada principalmente no setor de serviços. A cidade conta ainda com um distrito industrial, onde estão instaladas empresas de diversos segmentos, como farmacêutico, alimentício e construção.
Juiz de Fora tem ainda uma forte característica de cidade universitária. Pela presença da Universidade Federal de Juiz de Fora e do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, além de diversas instituições de ensino privadas, tornou-se um importante polo estudantil. Além de atrair os estudantes, esse fator estimula o desenvolvimento constante da cultura e do lazer local.
Para comer e beber bem
Quem vive em Juiz de Fora, é claro, pode apreciar a comida tradicional mineira em restaurantes na cidade ou em sítios e antigas fazendas de café, mas também encontra estabelecimentos de cozinha internacional. Para acompanhar qualquer uma dessas opções, há as já tradicionais cervejas artesanais. Juiz de Fora é considerado o polo cervejeiro da Zona da Mata Mineira, contando inclusive com rótulos premiados nacionalmente.
História da cidade
Juiz de Fora nasceu a partir da estrada Caminho Novo, construída no início do século 18 para ligar a região das minas ao Rio de Janeiro, facilitando o escoamento do ouro até o porto. Esse caminho passava pela Zona da Mata Mineira, resultando no desenvolvimento do povoado Santo Antônio do Paraibuna, que viria a se tornar a cidade de Juiz de Fora.
Na mesma época, o Império passou a distribuir terras para pessoas de origem nobre na região. Isso estimulou o crescimento da população e desenvolvimento das fazendas, que posteriormente se dedicaram à produção de café.
Em 1861 foi inaugurada a Estrada União e Indústria, ligando o local à região serrana do Rio de Janeiro, que impulsionou o desenvolvimento das cidades situadas ao longo de seus 144 km de extensão. Dessa forma, outras atividades começaram a se desenvolver na região e, no século 20, quando a produção cafeeira começou a declinar, Juiz de Fora já tinha outras atividades econômicas, como a indústria, presente até hoje.
Conheça o Tamboré Juiz de Fora
Uma cidade tão hospitaleira e cheia de atrativos é o cenário perfeito para viver bem em um loteamento da Tamboré Urbanismo.