Da Serra do Japi ao Parque da Cidade: as áreas verdes de Jundiaí
Morar em Jundiaí é sinônimo de ter contato constante com a natureza. Saiba mais sobre os espaços dedicados ao verde no município.
23/02/2022 - 14h39min - Tamboré e as cidades
Uma das grandes vantagens de morar em um loteamento de casas é ter espaço para realizar atividades ao ar livre e manter contato direto com a natureza. Quando a cidade tem grandes áreas verdes então, essa sensação de estar imerso em paisagens naturais é ainda maior. É o que acontece em Jundiaí. Além de ter excelentes índices de qualidade de vida, esse município do interior paulista abriga grande parte da Serra do Japi e tem parques para a prática de atividades físicas e de lazer.
Serra do Japi
Raro remanescente do bioma Mata Atlântica no estado de São Paulo, a Serra do Japi está localizada entre os municípios de Jundiaí, Cabreúva, Pirapora do Bom Jesus e Cajamar. Ela é formada por uma pequena cadeia montanhosa, com diferentes tipos de solo e grande riqueza hídrica.
Dos 350 km2 de extensão da Serra do Japi, 191,7 km2 são tombados pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo, dos quais 46,67% (91,4 km2) estão localizados em Jundiaí. A área abriga também grande diversidade de espécies da fauna e da flora brasileira.
Por lá já foram observadas mais de 300 espécies de árvores e cerca de 650 espécies de borboletas, além de diversas aves, incluindo gaviões, falcões, quero-queros, beija-flores, corujas e muitos outros. Já entre os inúmeros mamíferos estão gambás, tamanduás, cachorros-do-mato, jaguatiricas, onça-parda, veados, capivaras etc.
Parques municipais
Em Jundiaí, as áreas verdes também estão mais próximas da cena urbana, com os parques municipais. Entre eles, um dos destaques é o Parque da Cidade. Construído para evitar a ocupação irregular no entorno da represa que abastece o município, o local chega a receber cerca de 5 mil pessoas aos finais de semana. O Parque da Cidade conta com academia ao ar livre, quadras esportivas, jardim japonês, playground e pistas de aero e automodelismo.
Outro atrativo é a ciclovia, que liga o parque a outro importante espaço verde do município: o Jardim Botânico de Jundiaí, que conta com orquidário, viveiro de mudas e exposições de plantas divididas em coleções, como cactos e suculentas, orquídeas, plantas da Amazônia, entre outras. Ganham destaque também os jardins temáticos, dedicados a diferentes culturas e etnias: Jardim Japonês, Jardim Italiano e Espaço África.
Conheça o Tamboré Jundiaí
Uma cidade tão verde merece ter um Tamboré. Não perca tempo e venha conhecer o Tamboré Jundiaí.