Saiba como incentivar hábitos sustentáveis nas crianças
Experiências simples e brincadeiras diárias ajudam as crianças a aprenderem mais sobre sustentabilidade e preservação do meio ambiente.
07/03/2023 - 18h02min - Sustentabilidade
Incentivar hábitos sustentáveis logo na primeira infância, fase em que ocorre o desenvolvimento cerebral mais significativo, ajuda as crianças a desenvolverem a consciência ambiental. A princípio, os resultados podem não ser tão visíveis, mas farão muita diferença no futuro.
Esse ensinamento nem é tão difícil assim. Crianças aprendem pelo exemplo. Então, é importante que elas vejam os pais ou responsáveis, de fato, colocando em prática os valores que vão ser passados. E você não precisa de atitudes grandiosas, não. Pequenas ações, no dia a dia, já fazem muita diferença e elas podem acontecer de forma lúdica.
Lembre-se de que as futuras gerações podem ser muito prejudicadas com a falta dos recursos naturais por causa do descaso com o ecossistema. Por isso, comece desde já a ensinar sobre a importância dos hábitos sustentáveis. Veja algumas dicas que podem auxiliar nesse processo.
Economizar água
Na hora de lavar as mãos ou escovar os dentes, converse sobre a importância de não deixar a torneira aberta por muito tempo. Mostre, na prática, que não é preciso água em abundância para o momento da higiene. Leve um copinho para o banheiro e use para bochechar após a escovação. A economia de água vale também para a hora do banho. Convide os pequenos para um desafio no qual o tempo do banho é o mesmo de uma historinha ou música.
Lugar de lixo é no lixo
Nada de lixo no chão. Depois do picolé, se não tiver nenhum lugar próximo para descartar, segure o palitinho e a embalagem e convide a criança para uma caça à lixeira.
Reciclagem
Adote em sua casa lixeiras coloridas para separar o lixo por categorias. Conte uma história para a criança e ensine que cada lixeira precisa ser alimentada com um tipo de material. A destinação correta dos resíduos é uma atitude simples que faz muita diferença.
Brinquedos reciclados
As embalagens que seriam descartadas podem ser usadas ainda para criar brinquedos novos para as crianças. Coloque toda a sua criatividade em prática e faça daquela caixa de papelão uma nave espacial, da garrafa pet um carrinho… são várias as possibilidades. Você vai se surpreender como uma atitude tão simples será muito divertida.
Horta em casa
Montar uma horta em casa é uma ótima maneira de conversar com as crianças sobre a natureza e a preservação do meio ambiente. Isso sem contar que elas vão adorar colocar a mão na terra e acompanhar as plantinhas crescerem.
Dia da doação
Ensinar a criança sobre a importância de doar brinquedos com os quais ela não brinca mais e livros que já foram lidos, assim como as roupas que não servem, é um gesto importante para o desenvolvimento da consciência ambiental. Peça para ela separar os itens, reforce que eles precisam estar em bom estado e que, assim como ela foi muito feliz com essas peças, outras crianças ficarão também.
Saiu do ambiente, apague a luz
Se não tem ninguém no quarto, a luz não precisa ficar acesa, assim como a televisão e o videogame. Parou de usar, é preciso desligar. A economia de energia é muito importante para o meio ambiente.
Acompanhe o blog da Tamboré
A sustentabilidade e preservação do meio ambiente é uma preocupação constante nos loteamentos da Tamboré Urbanismo. Por isso, trazemos sempre conteúdos sobre o tema no nosso blog. Acesse e confira.