Desperdício de alimentos: o impacto no planeta e como evitar
Os números atuais são preocupantes e a previsão é de piora mundial, caso nenhuma ação seja tomada. Saiba como evitar o desperdício de alimentos.
08/03/2023 - 17h50min - Sustentabilidade
Os dados são alarmantes e assustadores. De acordo com uma pesquisa da ONU, intitulada de Índice de Desperdício de Alimentos 2021, 931 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados, o que representa 17% da produção total em todo o mundo. O estudo revelou, ainda, que as famílias são as responsáveis por 61% desse montante. O restante, por sua vez, fica dividido entre o setor do serviço de alimentos, 26%, e do comércio, 13% E a notícia sobre o futuro é ainda mais agravante. Dados de uma pesquisa do Boston Consulting Group (BCG) apontam que o desperdício de todo o mundo pode aumentar em mais de 30% até 2030, caso o cenário não mude até lá. Isso significaria 2,1 bilhões de toneladas de alimentos por ano sendo desperdiçadas. Todos nós temos parte importante nesses tristes dados e precisamos de atitudes que mudem essa estimativa. Saiba como!
Compras e consumo conscientes
O primeiro passo rumo à conscientização do tema é criar o hábito de fazer uma lista do que realmente precisa. Isso ajuda que você compre somente quantidades realmente necessárias. Por falar nisso, aliás, evite a compra de produtos em grandes proporções, pois os alimentos podem estragar, sobretudo as categorias de perecíveis. Então, reflita antes da compra e, se necessário, faça mais de uma ao mês. Assim, você passa a ter mais controle do que realmente precisa em casa.
De olho na validade
Uma compra se torna verdadeiramente eficaz quando é conferida a data de validade do produto, item por item. Essa informação varia em cada categoria, como os congelados, resfriados e não perecíveis. É possível fazer essa avaliação no momento da compra e, posteriormente, caso já tenha obtido o produto, verificar em órgãos oficiais sobre os prazos e recomendação.
Como aproveitar alimentos integralmente
Já pensou em aproveitar o alimento por inteiro, incluindo a casca, a semente e as folhas. Muitas vezes o desperdício acontece na hora do preparo, jogando fora partes ricas em nutrientes e importantes à saúde. Dê uma olhada em receitas feitas com essas partes do alimento, como sobremesas, patês, temperos e saladas variadas. Ainda na hora do preparo, reflita sobre a quantidade certa para determinada refeição. Se entender que cozinhou além da conta, por exemplo, congele o alimento para que ele seja consumido em outro momento. Atente-se somente à forma correta de armazenamento de cada produto, de acordo com suas especificidades. Caso costume comer em restaurantes, se sirva somente do que for comer. Infelizmente, é muito comum observar grandes desperdícios em locais com formato de rodízio, por exemplo. Opte sempre por quantidades menores ao prato e, caso sinta necessidade, sirva mais posteriormente.
Importância da sustentabilidade na Tamboré Urbanismo
Uma das nossas premissas é cuidar com responsabilidade do futuro do planeta. Por isso, a Tamboré Urbanismo está envolvida com ações e espaços sustentáveis e de cunho social. Saiba mais.