Compostagem doméstica: cuide do jardim enquanto reduz o lixo gerado
Saiba como fazer sua composteira doméstica para transformar os resíduos orgânicos do dia a dia em um poderoso adubo para as plantas.
07/03/2023 - 19h52min - Sustentabilidade
Uma das grandes vantagens de morar em uma casa em condomínio fechado é ter um grande quintal, com toda segurança, para poder se dedicar à jardinagem. E, como o amor pelas plantas e o cuidado com o meio ambiente geralmente andam de mãos dadas, os amantes desse hobby tão especial podem usar o lixo produzido dentro de casa para ajudar no crescimento do seu jardim. Saiba o que é e como fazer compostagem doméstica.
O que é compostagem doméstica
Compostagem doméstica nada mais é do facilitar o processo de decomposição dos resíduos orgânicos gerados em casa para produzir adubo. Dessa forma, é possível usar o resultado da compostagem no próprio jardim, contribuindo para a correta destinação do lixo.
Como fazer compostagem doméstica
Para construir a sua própria composteira, é preciso ter três caixas plásticas escuras, que serão empilhadas. As duas caixas superiores devem ter furos no fundo e a do topo deve ser tampada. Já na caixa inferior deve ser instalada uma pequena torneira, para retirar o resíduo líquido. Se esse processo parece muito trabalhoso, não se preocupe: é possível comprar essa estrutura já pronta em lojas de jardinagem.
O processo de compostagem acontecerá com a ajuda das minhocas. Para que isso aconteça, você terá duas caixas chamadas digestoras (as de cima) e uma coletora (a de baixo). Elas ficam organizadas da seguinte forma:
- Caixas digestoras: devem ser forradas com material orgânico seco, como gravetos, folhas secas e serragem. Por cima, vai terra com cerca de cem minhocas e entram os resíduos orgânicos (cascas de frutas e de ovos, restos de legumes, borra de café etc.), também cobertos com material seco. A ideia é que você deixe os resíduos “descansando” na caixa intermediária, para que eles se transformem em adubo, enquanto acumula mais material orgânico na caixa superior.
Dentro de aproximadamente um mês já deve ser possível utilizar esse adubo sólido. Abra a caixa e verifique se o conteúdo está semelhante a uma terra úmida, sem sinais do lixo orgânico colocado no início do processo. Se estiver, já pode usá-lo nas suas plantinhas.
- Caixa coletora: um mês após o início da compostagem também é o período necessário para que a caixa inferior tenha acumulado o chorume, um líquido escuro, que pode ser utilizado como fertilizante. Basta usar a torneira instalada na caixa para retirá-lo e diluí-lo em água (sempre uma parte de chorume para dez partes de água) para regar o seu jardim.
Venha cuidar do seu jardim em um Tamboré
Procurando o lugar perfeito para cuidar do seu jardim com a ajuda de uma composteira doméstica? Conheça os empreendimentos da Tamboré Urbanismo e descubra as vantagens de viver em cada um deles.