Bicicleta infantil: veja alguns critérios para fazer a escolha certa
A segurança e o tamanho adequado para a criança devem ter prioridade na hora da compra.
23/11/2021 - 17h24min - Saúde e Bem Estar
Que criança nunca sonhou em ganhar uma bicicleta do Papai Noel ou de presente de aniversário? Pedalar é diversão certa para os pequenos, e as famílias que moram em loteamentos de casas contam com a vantagem de ter espaço de sobra para que as crianças possam se aventurar sobre a magrela sem sair do condomínio. Mas você sabe o que observar na hora de comprar uma bicicleta infantil? Confira nossas dicas.
Preste atenção ao tamanho da bicicleta
Muita gente começa a procurar bicicleta para crianças pensando em qual o tamanho ou modelo ideal de acordo com a idade. No entanto, o peso e a altura, bem como a medida do cavalo (dos pés até a região que ficará apoiada sobre o selim) são mais importantes do que a faixa etária. Uma bike infantil do tamanho errado pode causar dores e dificuldades durante a pedalada, até mesmo tornando o aprendizado mais lento, o que pode frustrar e desanimar a criança.
Além de conferir as medidas indicadas pelo fabricante, é importante levar a criança para experimentar a bicicleta com auxílio profissional em lojas especializadas. Assim você terá certeza de fazer a escolha certa.
Sobretudo nas primeiras bicicletas, quando ainda está aprendendo a pedalar, o pequeno deve conseguir apoiar os pés por completo no chão enquanto estiver sentado, garantindo maior segurança. Conforme a criança for crescendo, já pode tocar o chão apenas com os dedos dos pés, o suficiente para subir e descer com facilidade da bike.
Preze pela segurança
Observe sempre se a bicicleta tem o selo do Inmetro e pesquise sobre o modelo e o fabricante. É importante que os critérios de qualidade e segurança da bike venham em primeiro lugar, portanto cuidado para não se deixar levar pela vontade da criança de ter uma bicicleta de determinada cor ou com a imagem do seu personagem favorito. Nem sempre elas são as melhores escolhas.
Considere optar por uma bicicleta de equilíbrio
Mais do que usar os pedais, para andar de bicicleta é importante aprender a se equilibrar e direcionar a bike. Por isso, um modelo que tem ganhado cada vez mais adeptos no universo infantil é a bicicleta de equilíbrio, que não tem pedais. Para andar, a criança precisa “empurrar o chão” com os pés, como se estivesse andando de patinete. Ao ganhar impulso, ela pode apoiar os pés em um suporte existente no quadro e então manter o equilíbrio para se manter sobre a magrela.
Dessa forma, quando for usar uma bicicleta tradicional, com pedais, ela já saberá se equilibrar sobre as duas rodas e poderá sair pedalando, sem precisar usar as rodinhas laterais.
Que tal viver e pedalar em um Tamboré?
Morar em um condomínio de casas da Tamboré Urbanismo é ter lugar certo para pedalar com tranquilidade e segurança. Por isso, somos apaixonados pelo universo das bikes e trazemos diversos conteúdos sobre o tema. Acesse nosso blog e confira.