Seu quintal ainda mais verde: saiba como fazer um jardim vertical
As plantas não precisam ficar só no chão e nos vasos do seu jardim. Uma parede verde pode trazer charme e personalidade a qualquer espaço ao ar livre.
23/11/2021 - 15h55min - Estilo de Vida
Não é raro que as pessoas que moram em casa gostem de cultivar plantas no seu jardim, seja diretamente na terra, em vasos ou na parede. Sim, na parede: os jardins verticais são uma ótima escolha para quem não se contenta com o verde no chão e quer tornar seu quintal ainda mais cheio de plantas e flores.
Prepare a parede
É claro que, em uma área externa, todas as paredes estão sujeitas a ficarem molhadas eventualmente, por conta da ação das chuvas. Quando ela tem um jardim vertical então, esse contato direto com a água é ainda maior, por conta das regas constantes para manutenção das plantas. Portanto, antes de instalar o seu jardim vertical, é fundamental preparar a parede com um impermeabilizante. Existem hoje no mercado produtos na cor preta, que, além de proteger a parede, criam um ótimo efeito visual para o jardim.
Defina a estrutura
Um jardim vertical pode deixar os vasos aparentes, ter mais verde ou mais flores, seguir o estilo “urban jungle”, com muitas folhagens, utilizar materiais recicláveis para suporte das plantas e muito mais. Seja qual for o estilo que você escolher para o seu, um jardim vertical pode ser montado de várias maneiras.
É possível dispor os vasos pendurados em uma grade metálica, utilizar estruturas como blocos de concreto ou de cerâmica, ou ainda painéis de feltro ou de fibra de coco próprios para paredes verdes. Quem gosta de um estilo mais “faça você mesmo” pode usar pallets ou materiais recicláveis, como garrafas PET, canos, latas etc. Outra opção é utilizar molduras que criam a impressão de “quadros vivos”.
Escolha e cuide das plantas
Parede preparada, estilo e estrutura escolhidos: chegou a hora de selecionar as tão sonhadas plantas para encher ainda mais o seu quintal de verde. Veja algumas dicas:
- Dê preferência a plantas pendentes, pois as folhagens caídas dão um visual bonito e, com bastante volume, podem criar um efeito de “urban jungle”;
- Avalie a luminosidade do local e escolha plantas adequadas. Quando o jardim é em uma área externa, é provável que a parede tenha sol durante o dia todo ou boa parte dele, por isso vale apostar em espécies que se dão bem em pleno sol. Alguns exemplos são jiboia, colar-de-pérolas e aspargo-pluma;
- Aposte no colorido. Existem flores, como flor-canhota, véu-de-noiva e flor-batom, que funcionam muito bem em jardins verticais. Mas mesmo se preferir seguir só com as folhagens, é possível trazer um pouco de cor com folhas de cor arroxeada, a exemplo da trapoeraba-roxa, ou mesmo em verdes de tonalidades diferentes;
- Invista em um sistema de irrigação automatizada, pois mesmo que você goste de cuidar diretamente das suas plantas, um jardim vertical pode ser mais difícil de regar por completo, principalmente as plantas que ficam mais no alto.
Contato com a Natureza é na Tamboré
Os empreendimentos da Tamboré Urbanismo privilegiam a interação com a natureza e são ideais para quem quer morar em uma casa com bastante área externa para deixar o quintal do seu jeito. Conheça nossas opções e encante-se!