Será que cães e gatos podem se dar bem? Descubra aqui
Apesar das diferenças comportamentais entre os pets, com alguns cuidados e dedicação é possível manter uma convivência saudável entre eles.
07/03/2023 - 18h10min - Estilo de Vida
Enquanto algumas pessoas preferem os gatos, outras gostam mais dos cães. Mas ainda existem aquelas que amam os dois. E a dúvida que fica é: cães e gatos podem se dar bem?
É uma boa pergunta, na verdade. Afinal, a fama de cães e gatos juntos não é lá muito boa. Sempre vem aquela imagem deles se estranhando. A boa notícia é que esses dois pets tão queridos podem, sim, viver juntos, dependendo da situação.
Ter um pet em casa é uma mistura de responsabilidade com aprendizado constante. Afinal, o animal depende de você ao mesmo tempo em que aprende a conviver com as pessoas e a rotina do dia a dia. Se você pensa em ter uma dupla dinâmica dessa em casa, não deixe de ler as dicas a seguir:
Criação amigável
Lembre-se que os cães, descendentes dos lobos, têm instinto de caça. E isso pode ser potencializado ao avistar um animal menor. O gato, por sua vez, ao se ver ameaçado, pode ter a reação de fugir em vez de confrontar. E essa fuga faz justamente com que o gato pareça uma presa aos cães.
Apesar de ser um instinto natural, a domesticação dos pets mudou um pouco essa dinâmica entre eles. Por isso, dependendo de como você criar os dois juntos, a relação pode ser bastante amigável.
Pesquise o perfil e o comportamento de cada raça
As raças têm características marcantes. Portanto, um cachorro com um perfil mais ativo pode não ser a melhor escolha para dividir o teto com um gato mais tranquilo e vice-versa.
Uma simples pesquisa sobre a personalidade de cada um, assim como uma conversa com um(a) veterinário(a) são importantes para te ajudar a entender as origens de cada raça e se elas podem ter uma relação saudável.
Considere começar essa relação entre filhotes
A aproximação e a convivência entre cães e gatos pode acontecer de maneira mais natural a partir dos primeiros meses de vida. Se você está pensando em juntar os dois, leve em consideração a idade de ambos. Quanto mais novos forem os bichinhos, mais amigável tende a ser a relação entre eles.
Uma apresentação planejada
Cães e gatos juntos podem se estranhar, a princípio. Por isso, o ideal é planejar o primeiro encontro, principalmente se um dos bichanos já for o "dono" da casa. Alguns pontos para você levar em consideração:
- Procure um ambiente tranquilo, como a sala de casa em um momento menos agitado da rotina doméstica;
- Não force o encontro ou a aproximação;
- Preste atenção aos sinais (agitação ou comportamento arisco podem indicar que algo não está bem);
- Tenha paciência e viva o momento (deixe o celular de lado, por exemplo);
- Crie uma situação favorável, como brincar com os pets e, aos poucos, facilite a aproximação.
Cada um no seu espaço
Para os pets se darem bem, a individualidade deles precisará ser preservada. Afinal, tanto um como o outro têm comportamento territorialista. Por mais que sejam melhores amigos, em alguns momentos eles precisarão ter seu próprio espaço.
Então procure reservar locais exclusivos para eles dormirem e fazerem suas necessidades, bem como ter brinquedinhos separados para cada um. Assim você não força uma convivência nem mesmo na hora do descanso, garantindo tranquilidade para os pets a todo momento.
Procurando espaço para os seus pets? Conheça nossos empreendimentos
Preocupada em oferecer o que há de melhor tanto para os moradores, como para seus animais de estimação, a Tamboré Urbanismo disponibiliza, em alguns de seus loteamentos, o pet space, um espaço totalmente dedicado aos bichinhos, para que eles possam brincar e conviver juntos. Saiba mais sobre os nossos empreendimentos.