Saiba o que considerar no paisagismo da sua casa
Um projeto paisagístico deve ir além das flores e plantas, fazendo das áreas externas espaços de conforto, descanso e bem-estar.
10/05/2021 - 19h12min - Estilo de Vida
Ter um belo jardim, arborizado e florido, com espaços de lazer e descanso para toda a família é o sonho de muita gente, principalmente de quem mora em casa. Uma área externa com um paisagismo bem executado é mesmo capaz de trazer inúmeros benefícios ao bem-estar e à qualidade de vida de quem a frequenta. Veja abaixo algumas dicas para ter em mente na hora de pensar no seu projeto paisagístico.
Escolha as espécies corretas
Para ter um jardim bonito e sempre bem cuidado, é importante escolher as melhores espécies de plantas e flores para compô-lo. Vale ressaltar que essa não é uma escolha simplesmente estética. Conhecer o terreno, o clima e a incidência da luz do sol no jardim é fundamental para chegar às opções mais adequadas para cada ponto.
Uma dica interessante é investir em plantas nativas da região onde você vive. Além de haver opções muito bonitas, elas ajudam na preservação do ecossistema, e a sua manutenção tende a ser mais fácil, uma vez que elas se adaptam naturalmente ao ambiente, exigindo menos regas e adubo.
Programe a manutenção
Seja qual for o tamanho do seu jardim, ele precisa ser irrigado e adubado de tempos em tempos. É importante, portanto, saber qual é a necessidade de cada tipo de planta, para que essas ações sejam realizadas no momento correto, mantendo as espécies bem cuidadas. Hoje os sistemas de automação residencial permitem programar e controlar remotamente a irrigação, tornando esse processo ainda mais prático.
Invista em um jardim vertical
Uma simples parede pode se transformar em um charmoso jardim vertical. O melhor é que esse artifício pode ser utilizado em qualquer lugar: desde um amplo jardim até uma pequena varanda, e até mesmo em áreas internas. As flores e plantas podem ser colocadas em floreiras ou outro tipo de estrutura que ofereça suporte a elas na parede.
Vá além do verde
Quando se fala em paisagismo, é comum pensar somente nas áreas verdes, porém há diversos outros elementos que devem compor uma área externa. É possível criar, por exemplo, uma área de descanso com uma mesa e algumas cadeiras ou até mesmo espreguiçadeiras e outros móveis adequados para esse tipo de local.
Dependendo do tamanho da área, vale também fazer caminhos para um passeio em meio às plantas, espelhos d’água e fontes. A água, por sinal, é capaz de transformar um projeto paisagístico, mas sua importância não se resume à questão estética. Até mesmo o barulho suave da água traz paz e tranquilidade, além de tornar o ambiente mais acolhedor.
Não esqueça da iluminação
Um jardim, quintal ou qualquer outra área externa deve ser bem iluminada para ser agradável também à noite. Luzes colocadas da maneira correta nas próprias plantas, espelhos d’água e outros pontos também podem ajudar a criar uma atmosfera aconchegante, além de deixar o local mais seguro.
O paisagismo na Tamboré
Nos loteamentos da Tamboré Urbanismo, o paisagismo ganha lugar de destaque, com suas áreas verde, de descanso, lazer e muito mais. Clique aqui para conhecer.