Investimentos imobiliários seguem aquecidos na pandemia
Na contramão de diversos setores, mercado de investimentos imobiliários se apresenta como opção rentável.
22/09/2020 - 16h25min - Estilo de Vida
O ano parecia previsível em um cenário de singela melhora econômica do Brasil. Em março, com a chegada da pandemia, tudo mudou. Como em todo o mundo, devido à Covid-19, o país mergulhou em uma crise econômica sem precedentes. Praticamente todos os setores sofreram impactos negativos. O mercado de investimento imobiliário, contudo, seguiu contra a maré, apresentando bons números, devido, principalmente, à baixa da taxa Selic.
A boa notícia começou quando os 20% de crescimento previstos para 2020 do mercado imobiliário foram estancados, não anulados. Um estudo da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), divulgado em julho, exemplifica o comportamento desse setor. Ainda de acordo com a Abecip, em maio, os financiamentos para construção e compra de imóveis totalizaram a R$ 7,13 bilhões, representando crescimento de 6,5% ante abril deste ano. O valor, se comparado a maio de 2019, retrata aumento de 8,2%.
Juros baixos impulsionam investimentos imobiliários
O setor imobiliário tem sido fundamental para a retomada de crescimento do Brasil. Além das linhas favoráveis de crédito, que ajudam nas compras dos imóveis, o setor é observado como promissor para investimento. O motivo? As taxas baixas de juros.
Douglas Ruivo, gerente Comercial e de Marketing da Tamboré Urbanismo, explica que, com a Selic atualmente a 2% ao ano, existe um baixo retorno nos investimentos de renda fixa. “O investidor com perfil mais conservador entendeu rapidamente esse movimento do mercado e procurou investimentos mais sólidos, como o mercado imobiliário. Afinal, a valorização gira em torno de 9% ao ano, portanto, trata-se de um recurso rentável”, afirma.
Em resumo, a compra do imóvel representa ao investidor a segurança e a valorização do seu dinheiro. No primeiro semestre deste ano, os financiamentos de imóveis realizados com o dinheiro da poupança cresceram cerca de 30%, segundo a Abecip. O número revela o comportamento do mercado, influenciado também pela instabilidade dos investimentos na bolsa de valores.
Investimentos imobiliários pós-pandemia e tendências
O cenário de projeção para o próximo ano é promissor. A economia deve apresentar leve reação e, com isso, o setor de investimento imobiliário se beneficia. Com a pandemia, análises mostram que os consumidores tendem a ter uma relação diferente com o lar, valorizando mais seus espaços, sobretudo devido ao modelo de trabalho home office – tendência que veio para ficar.
O conforto e a segurança tornaram-se fatores determinantes para quem está no processo de compra de imóveis. Por isso, observou-se uma tendência por lotes fechados afastados das grandes metrópoles. Um recente estudo do mercado mostra que cresceu a procura por casas maiores, com vista livre, ambientes amplos e espaços para o lazer. Leia uma matéria completa sobre o tema.
Imóveis ideais para investimento
A Tamboré Urbanismo oferece diversos empreendimentos de alto padrão para investimento imobiliário. Conheça nossos projetos.